CRECI: 22754 (62) 3432-7390 (62)99219-2079

 

Notícias

Bairro Sustentável promove mutirão em aldeia de Campo Grande

Os índios da Aldeia Marçal de Souza, em Campo Grande (MS), estiveram reunidos no sábado, dia 17 de março, para a continuidade do Programa Bairro Sustentável, desenvolvido pela Damha Urbanizadora. O programa tem por objetivo contribuir para a melhoria da qualidade de vida da população da aldeia.

A comunidade decidiu pela reurbanização e resgate cultural da aldeia por meio da construção dos fechamentos em frente às casas, em alvenaria e bambu, e pinturas nos muros com símbolos da arte Terena, como forma de ensinamento às crianças indígenas. O primeiro encontro ocorreu em dezembro de 2011. Os trabalhos deverão ser concluídos em mais um mutirão a ser organizado pela comunidade e pela Damha.
 
A consultora de Sustentabilidade da Damha Urbanizadora, Monica Picavêa, explica que o Bairro Sustentável contribui para que as comunidades encontrem as soluções sustentáveis para seus problemas. “Uma das conquistas do programa é o resgate da autoestima das populações atendidas”, analisa Monica. A consultora desenvolveu trabalho semelhante no bairro Brasilândia, na periferia de São Paulo (SP).

A Aldeia Marçal de Souza está localizada a apenas 2 km do complexo Damha em Campo Grande e conta com 750 índios da etnia Terena. Ela é a primeira e maior aldeia indígena urbana do Brasil e a única do país que tem como cacique uma mulher, Enir Bezerra.

Além de Campo Grande, o Programa já está em desenvolvimento em Araraquara (SP), Cidade Ocidental (GO), São Carlos (SP) e Porto Alegre (RS). A proposta da Damha Urbanizadora é estender o Bairro Sustentável para todos os municípios onde há empreendimentos da empresa.

Fonte: Redação